Quantas vezes ouvimos as mães falarem, filho coloque seus brinquedos no lugar. Será que você nunca vai aprender a organizas suas coisas? Mas vamos parar para pensar, será que as mães e os pais realmente ensinam onde devem guardar seus brinquedos? Será que realmente ensinam como organizar? A verdade é que muitos pais não são bons exemplos de organização, de certa forma a criança cresce sem referencias e fica difícil estabelecer métodos assertivos de organização, quando não se tem métodos. Por isso é muito importante trabalhar a organização com as crianças desde cedo, mas de forma lúdica e prazerosa. Por exemplo, não é necessário guardar todos os trabalhos que seu filho fez na escola por toda a vida. Sendo assim, selecione os melhores trabalhos em uma brincadeira divertida e exponha aqueles que julgam ser os melhores.
Estabelecer métodos de organização práticos, também é essencial. Afinal se deseja que a própria criança guarde seus brinquedos, o ideal é que eles estejam armazenados em local próprio para a criança guardá-los, em recipiente adequado e na altura das mãos da criança e não de um adulto. A organização não precisa ser complexa e muito menos chata, pelo contrário, pode ser divertida, lúdica e prática.
Invista em cores, em objetos que estimule a criatividade e procure trabalhar com organizadores funcionais e que estejam de acordo com a faixa etária da criança.
Crédito imagens: costco.com e houzz.com