A organização transforma vidas! É com esta frase que comecei meu trabalho como Personal Organizer. Acredito que a organização pode transformar muito mais que ambientes, sendo assim, decidi compartilhar este trabalho com várias outras pessoas ao longo dos últimos anos.
Muitas pessoas já passaram pelos cursos que ministrei e minha maior alegria é saber que mais pessoas também podem contribuir neste processo transformador que é a organização. A partir de hoje vou apresentar algumas pessoas que passaram pelo curso de formação para Personal Organizer ou pelo Curso de Organização e Produtividade. Este espaço é para que elas possam contribuir com sua experiência. Hoje vamos conhecer a Lídia Catarino e sua trajetória na organização. Vamos acompanhar a entrevista com ela?
Para você o que é organizar?
Basicamente cada item ou ideia tem o seu lugar apropriado, a organização vai além de estética, a organização deixa o fluxo livre, acalma a alma, facilita o dia a dia.
Ao longo da vida você mudou sua percepção em relação a organização? Explique.
Cresci em um ambiente relativamente organizado, com regras, rotinas; mas minha percepção mudou ao descobrir a diferença entre “estar arrumado” e estar organizado, na organização cada item tem o seu lugar; aplicando as técnicas de organização em minha casa, por exemplo, vi que mesmo quando não consigo arrumar se coloco cada item no seu devido lugar o ambiente está organizado, isso facilita o nosso dia a dia.
Como a organização contribui na sua vida?
Como esposa, dona de casa, estudante e profissional que trabalha fora, estar com a organização em dia facilita muito o meu dia a dia. Além de me deixar mais equilibrada mentalmente, com a organização consigo pensar melhor e de forma mais eficaz. Consigo ser mais produtiva.
Quando e como decidiu atuar como Personal Organizer?
Sempre gostei de organizar minhas coisas, minha casa, ajudar amigos. Comecei assistindo vídeos no youtube, aprendendo sobres as técnicas de dobras, utilização dos itens organizadores, e vi que poderia me especializar para tornar a organização mais acessível as pessoas.
Conte como foi a experiência de realizar este projeto.
Foi um grande desafio, já era um desejo antigo organizar esse ambiente, mas por falta de tempo deixamos pra depois. Mas foi gratificante ver o resultado de horas de trabalho, além da organização ao “pé da letra”, acabamos fazendo um trabalho de “desapego” de alguns itens, mostrando a importância de saber escolher os itens certos antes de comprar, se realmente preciso ou não daquele objeto. Pensamos na questão da sustentabilidade reutilizando materiais, como, por exemplo, potes de sorvete como itens organizadores de gaveta, caixas de papelão, enfim uma série de materiais que podem ser reutilizados colocando a criatividade pra fora. A sensação ao ver a satisfação da cliente quando se deparou com seu ambiente renovado, não tem preço!
Um pouco do projeto de organização realizado pela Lídia.
Conte qual é sua principal dica de organização.
Gosto da frase da Clarisse Lispector: “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.” Comece por etapas, não tente organizar tudo de uma única vez, porque você talvez não veja o resultado imediato, você ficará cansado e desanimado, quando conseguimos ver o resultado progressivo, ficamos mais motivados a continuar.
Como esperar contribuir com outras pessoas nesta trajetória de organização?
Aprendi que não preciso de muito para viver, que posso ter exatamente o que preciso de forma confortável sem ter que acumular muitas coisas para isto, que posso reutilizar de forma criativa algo que seria descartado, tornando nosso ambiente sustentável pensando nas próximas gerações. Através desta linha de pensamento, quero poder contribuir através do meu trabalho de organização para que vidas, pensamentos e ambientes sejam organizados, trazendo conscientização, mostrando que organização é vida, e que é para todos.
Depoimento sobre o curso de formação para Personal Organizer.
Contatos da Lídia: (31) 99636-4076 /
Instagram: @catarinolidia
Lídia, parabéns pelo projeto! Até a próxima!