Blog Tatiana melo Organiza

8 passos para construir bons hábitos

Construção de novos hábitos

Você já tentou construir um novo hábito e não conseguiu? Você sabe exatamente porque você não conseguiu construir um novo hábito?

Me responda, por favor, você sabe?

Hoje eu vou te mostrar alguns motivos que nos impedem de construir novos hábitos, para que você possa identificar o que te impede de construir um novo hábito e criar a estratégia correta para eliminar estas barreiras da sua vida.  Antes disso, vamos compreender o que de fato é um hábito. Hábito é uma rotina de comportamento, logo, se eu desejo mudar um hábito eu preciso mudar o meu comportamento e mudar a forma como eu desejo lidar com determinadas situações a partir da construção de uma rotina adequada ao meu momento de vida.

Existem vários hábitos, alguns bons outros ruins, mas o fato é que existem hábitos que recebem comprovação científica de que trazem benefícios para várias áreas da  vida. Hábitos que de tanto serem evidenciados pela ciência e também pela mídia, todos nós estamos carecas de saber, que, atividade física, sono reparador, alimentação adequada, beber água diariamente, leitura, sim, é comprovado cientificamente que a leitura pode estimular a imaginação, fortalecer a aprendizagem e favorecer a nossa saúde mental.

Porque é desafiador construir um novo hábito, mesmo tendo o conhecimento de todos os benefícios que ele proporciona?

O fato é que o nosso cérebro pode ser um grande aliado ou um grande inimigo. Ele se torna um grande inimigo quando você não sabe organizar as ideias, quando você não sabe organizar uma rotina que favoreça a mudança de comportamento, logo, a construção de um novo hábito. Nosso cérebro também funciona de maneira primitiva ao querer economizar energia para nos manter vivos, uma estratégia primitiva de sobrevivência.

Fora a nossa constante luta com o nosso próprio cérebro, existem alguns pontos ruins que interferem na construção de bons hábitos, estes são:

  • A procrastinação
  • A falta de foco
  • A desorganização
  • A indisciplina

 

Falaremos então como cada tópico descrito interfere na construção de bons hábitos.

 

Procrastinação: Falando da procrastinação, existe a procrastinação que denomino como crônica, onde percebo que tem algumas pessoas que são viciadas em adrenalina, ela vive na adrenalina do que é adiado. O procrastinador crônico evita fazer em tempo hábil para tentar fazer em tempo recorde. Deixa tudo para última hora. Se você sente que é constantemente punido por conta da sua procrastinação, vale entender que todo mundo procrastina algo em algum momento da vida, mas o grande problema está no momento em que ela começa a interferir nos seus resultados. Deixar para depois o que não precisa ser feito agora não é um problema, deixar para depois o que precisa ser feito e poderia ser feito agora é um problema. A médio e longo prazo você sentirá os efeitos negativos dessa decisão.

A falta de foco é um outro fator que impede a construção de novos hábitos, primeiro vamos entender o que é foco. Saber investir energia nas atividades que realmente lhe trarão resultados, seja resultado financeiro, espiritual, profissional, ligado à saúde. Foco é trabalhar em prol das suas metas sem desistir na primeira dificuldade, trata-se de ter clareza sobre qual é sua prioridade.

Já a desorganização não permite que você tenha tranquilidade para tomar decisões mais assertivas, a desorganização te rouba diariamente, ela pode roubar o seu tempo, ela pode roubar sua energia, ela pode roubar o seu dinheiro, ela pode roubar oportunidades, ela pode roubar momentos da sua vida, além de é claro, roubar espaço físico quando falamos da desorganização no ambiente.

A indisciplina faz com que você se estabeleça na zona da mediocridade, ela te mantém na zona de conforto, na zona do fracasso, na zona da imaturidade. O oposto, a disciplina faz com que você faça o que precisa ser feito. Afinal, quando a motivação falta, a disciplina precisa ser colocada em jogo.

Como então se organizar para construir bons hábitos?

Proponho oito passos para colaborar nesta jornada e iniciar o processo de construção de novos hábitos.

 

  1. Metas realistas e coerentes: Seja específico na sua meta ao mesmo ponto que também será coerente. Quando se trata de metas, menos é mais. Pense nisso. Seja intencional.
  2. Criar micro hábitos ajuda a reduzir o esforço para manter a constância. Veja bem, se você deseja praticar atividade física, comece leve, vai aos poucos, melhor praticar 15 minutos de caminhada por dia do que tentar caminhar uma maratona em um dia. Crie micro hábitos. Se você deseja ler mais, coloque metas para ler 10, 15 minutos por dia, não queira ler durante uma hora seguida, duas horas seguidas, vá aos poucos.
  3. O nosso cérebro gosta de estímulo e recompensa. Reconheça quais são as recompensas e busque inserir o novo hábito com a definição clara de que a recompensa está ocorrendo. Criar uma rotina que lhe traga a mesma sensação positiva que você teria com o hábito ruim. Troque um hábito ruim por um hábito bom.
  4. Frequência e repetição: O nosso cérebro gosta de frequência e gosta de repetição. Criar uma rotina vai ajudar neste processo.
  5. Não esqueça porque começou: Isso significa que você precisa ter clareza do seu objetivo, saber o porquê você está desenvolvendo um novo hábito e toda vez que pensar em desistir, lembre-se do seu objetivo maior.
  6. Comemore suas conquistas: Como eu disse nosso cérebro gosta de recompensa, gostamos de ser recompensados, gostamos de ganhar presentes. Permita-se comemorar identificar que conseguiu estabelecer um novo hábito.
  7. Quando não der conta de fazer o que precisa ser feito sozinha, conte com apoio de um profissional. Nem sempre damos conta sozinhos, por isso é importante contar com pessoas que assim como você estão buscando evoluir e estão dispostas a contribuir.
  8. Tome uma decisão consciente: Ser adulto significa aprender a assumir um compromisso com você mesmo, significa dizer sim aquilo que você realmente deseja e rejeitar tudo que não favorece sua evolução intelectual, espiritual, financeira, social. Tome uma decisão consciente e assume um compromisso real com você. Saiba que só você tem o poder de mudar o que precisa ser mudado, ninguém além de você poderá fazer isso.

Acredito que provavelmente este seja o tópico mais importante e talvez o mais desafiador, mas quando você decide e assume esta decisão, você consegue. Então, coragem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Search

Sobre Mim

IMG_5452

Apaixonada por organização desde a infância encontrei uma forma de agregar valor à minha formação inicial através da organização.

Hoje mentora em Organização profissional, busco transformar a vida das pessoas através da organização e da produtividade.

Posts Relacionados

Tags

Abrir bate-papo
1
Vamos conversar?