Sempre que falamos o nome Personal Organizer instintivamente é natural as pessoas pensarem em organização de residências, organização de armários. O fato é que o trabalho de uma profissional de organização e produtividade vai muito além dos armários é um pouco mais abrangente.
Mas antes de falarmos desta atividade, vamos entender melhor o histórico deste mercado?
A ideia de organização profissional surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, com um grupo de amigas empreendedoras que se uniram para fundar a National Association Productivity & Organizing, a NAPO, marcando o início da prestação profissional de serviços de organização.
E no Brasil?
No Brasil, a atividade de organização profissional começou mais tarde, nos anos 2000. Nessa época poucas pessoas conheciam a atividade e tinham dúvidas sobre o que uma Personal Organizer fazia. Um tempo depois foi estabelecida a Anpop (Associação de profissionais de organização e produtividade de Minas Gerais)
Uai e em Minas Gerais?
Em Minas Gerais foi estabelecida a ArpopMG (Associação de profissionais de organização e produtividade de Minas Gerais), ao qual sou uma das sócias fundadoras e atual vice-presidente.
Ao longo da última década, o mercado de organização tem ganhado cada vez mais espaço. Após o período de pandemia as pessoas passaram a olhar mais para as suas casas e focar na construção de um ambiente cada vez mais acolhedor, harmonioso, prático e organizado.
Mas como sempre falamos por aqui, a organização vai muito além dos armários e hoje o profissional de organização tem oportunidade de atuar em outras demandas como:
- Organização de mudanças
- Organização de documentos
- Organização para idosos
- Organização para gestantes
- Organização de lojas e estoques
- Organização corporativa
- Organização de acervo histórico
- além de cursos, palestras, treinamentos e outras demandas.
A movimentação dos profissionais de organização e constante demanda pelo trabalho impulsionou empresários e lojistas que começaram a olhar mais para este mercado investindo em setores exclusivos de produtos de organização.
Hoje, existem vários eventos com foco no tema Organização e Produtividade por todo país. As demandas que surgiram nos últimos anos fortalecem ainda mais a atividade da Personal Organizer e sem dúvida, hoje o cliente busca um atendimento empático, humanizado e cada vez mais personalizado focado em entregas altamente personalizadas.
Afinal cada casa é um caso. Cada cliente é um cliente e cada profissional é uma profissional.