Blog Tatiana melo Organiza

5 passos para organizar sua loja física

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

A
primeira impressão é a que fica. Esse ditado é valioso e se encaixa
perfeitamente nos casos de clientes que têm o primeiro contato visual com o seu
negócio. Pois bem, existem métodos que podem ser aplicados na sua loja para
melhorar os resultados.

A
infraestrutura e modo como o mix de produtos são dispostos na loja influencia
totalmente na leitura que o cliente tem sobre sua loja, seu produto, sua marca.
Organizar
a estrutura física da sua loja é tão importante quanto investir no bom
atendimento e oferecer um produto de qualidade. A sua loja deve chamar atenção
do cliente e despertar os sentidos e interesse para que ele compre de você e
não do seu concorrente.

Pensando
nisso, gostaria de apresentar 5 passos que
vão te ajudar a deixar o seu estabelecimento mais atrativo para o seu cliente e
como você pode usar sua loja de forma inteligente mesmo se estiver de portas
fechadas neste momento.

1.   
Capriche na fachada

A
fachada da loja é o cartão de visita físico do estabelecimento, inclui a
parede, placas, iluminação, cor. Tudo isso pode atrair ou não o seu cliente,
pois é através dela que ele realiza a primeira leitura visual da sua marca e
conforme o que for apresentado ele pode se conectar ou não com seu produto, por
isso invista em uma fachada atrativa que comunique a mensagem da sua marca e
que tenha uma identidade visual que se comunique com a mensagem que você deseja
passar. Aposte em cores, iluminação e abuse da criatividade.

2.   
Invista em uma boa iluminação

A
iluminação é importante tanto na fachada, quanto na vitrine e dentro da sua
loja. Você pode evidenciar as principais características de um produto, como
destacar uma coleção específica. No varejo de moda é importante que todas as
araras estejam iluminadas da forma correta, talvez investir em spots bem
direcionados pode trazer mais atratividade para o seu produto. Uma loja mal
iluminada pode não vender o quanto realmente poderia.

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

3.   
Planeje uma vitrine atrativa

Sua
vitrine precisa contar uma história e atrair o seu cliente para um contexto que
remeta o uso do produto em determinada ocasião. O cliente precisa se imaginar
dentro daquele contexto. Aposte em uma mistura de cores de forma harmônica e
criativa, não se esqueça de trocar os produtos com frequência e pense na
composição correta de looks, no caso do varejo de moda.
4.   
Reconheça as áreas que vendem melhor

Em
todas as lojas do varejo identificamos as zonas quentes e frias, ou seja são
áreas dentro da loja que vendem mais (zonas quentes) e áreas que vendem menos
(zonas frias). Se você não reconhece estas áreas dentro da sua loja é
importante que busque reconhecer, assim você organiza a disposição dos
produtos de forma estratégica para melhorar suas vendas ou mesmo evidenciar
determinado produto.

5.   
Use sua loja como cenário de produção de vídeos

Neste
momento, pelo menos aqui em Belo Horizonte as lojas do comércio não essencial
estão fechadas, mas isso não indica que você não possa vender. Se você já
possui canais de vendas no digital é importante fortalecer o delivery,
apresentar seu produto ou serviço pelas mídias sociais e porque não usar sua
loja como cenário para produzir vídeos, stories, fotos e assim comunicar o que
você tem para os seus clientes?

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

Estamos
em um momento em que cada vez mais as pessoas compram pela internet e também se
comunica com o varejo através das mídias sociais.

Faça
o bom uso desta ferramenta e aproveite este momento para produzir fotos, vídeos
no espaço físico da sua loja e assim passar a mensagem que sua marca deseja.
Talvez seja um momento legal para apresentar os bastidores da sua loja.

Neste
momento o consumidor está vulnerável, sensível e é preciso levar isso em
consideração. É importante pensar no que o seu cliente precisa neste momento e
como você pode ajudá-lo.

Sou especialista em organização de residencias e para o varejo, atuo na Marmelo com organização e VM e por aqui posso te ajudar ainda mais a reinventar o seu negócio




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Sobre Mim

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Apaixonada por organização desde a infância encontrei uma forma de agregar valor à minha formação inicial através da organização.

Hoje mentora em Organização profissional, busco transformar a vida das pessoas através da organização e da produtividade.

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