Blog Tatiana melo Organiza

A importância da empatia no varejo

Empatia é a palavra do momento, mas o que de fato é
empatia? Como gerar conexão através da empatia? Como vender melhor através da
empatia?

Ser empático é saber ouvir o outro, mas, além
disso, é compreender suas emoções e reconhecer seus problemas. A empatia
permite conhecer melhor o outro, conhecer melhor o seu comportamento, seus
hábitos de consumo e até mesmo seus sentimentos.

No varejo a empatia é a competência que faz o
lojista enxergar o cliente como uma pessoa real e não apenas como uma fonte
inesgotável de lucro.
Adotar uma postura empática torna o atendimento
mais humanizado e contribui para vendas reais e, além disso, fidelização do seu
cliente. Mas como construir isso?

A experiência do cliente pode ser representa em
várias camadas, mas hoje em especial gostaria de destacar três: Camada física,
cognitiva e emocional.
1.  
O espaço
físico da sua loja
 está relacionado com a camada física,
portanto perceber como o seu cliente se relaciona com o espaço físico da sua loja é fundamental para verificar o que funciona e o que não funciona. Talvez
seja o momento de mudar instalações estruturais do seu negócio ou mesmo
investir mais na organização do seu espaço.
2. A camada cognitiva pode ser com a percepção que o seu cliente tem sobre sua loja, a
maneira como ele interage com seus produtos. Importante observar isso quando o
cliente retornar para a sua loja.
3. A camada emocional é muito importante para os bons resultados no atendimento e sem
dúvida na venda. Saber o que motiva seu cliente, com o que ele se importa e o
que traz emoção.
Desenvolver um varejo empático é um processo de
construção do ambiente físico, das relações interpessoais e do atendimento. Cada
vez mais, gerar valor, incentivar comprar conscientes e levar valor para a vida
do outro serão características importantes para o sucesso do seu negócio.
Desenvolver empatia também está relacionado a boa comunicação com seu time e
com o seu cliente. Neste momento, ter empatia no trato com os colaboradores é
fundamental, pois sabemos que a ansiedade pode tomar conta das pessoas e assim
minar sua produtividade em home Office. A empatia gera relacionamento, conexão,
venda e melhora o caminho para o feedback.
Como você lojista, tem se relacionado com seu
cliente? Sua loja precisa de mais organização? Você precisa conhecer melhor o
seu cliente? Tem se preparado para as mudanças que estão acontecendo e para a
nova fase do varejo? Está aproveitando seu tempo disponível para ressignificar
o seu negócio? Precisa de ajuda para reavaliar seu posicionamento no mercado?
Na Marmelo, empresa no qual atuo, criamos desenvolvemos projetos personalizados para o seu negócio com ferramentas de VM, capacitação para equipe de vendas e treinamentos personalizados. Consulte-nos.
Pense nisso, um abraço e até a próxima.

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Sobre Mim

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Apaixonada por organização desde a infância encontrei uma forma de agregar valor à minha formação inicial através da organização.

Hoje mentora em Organização profissional, busco transformar a vida das pessoas através da organização e da produtividade.

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